terça-feira, 6 de março de 2012

Perda de tampão mucoso

O colo uterino é a parte inferior do útero, podendo ser visualizado pelo exame vaginal da mulher. Ele permanece fechado durante uma gestação normal até próximo ao parto.
O trabalho de parto é antecedido por um período preparatório denominado de pré-parto, período prodrômico ou de latência (pródromo de trabalho de parto).
Nesta etapa uma série de sinais está presente, demonstrando que o trabalho de parto e o nascimento do bebê estão se aproximando.
Durante a gravidez o tecido que reveste o canal do colo uterino produz uma secreção mucosa espessa que bloqueia o colo do útero, e é chamado de tampão mucoso. Sua função é evitar que as bactérias cheguem ao útero.
No período prodrômico ocorre uma secreção exacerbada de muco pelas glândulas presentes no colo uterino, sendo eliminada pela vagina, acompanhada ou não de sangue em pequena quantidade. Este sinal é chamado de perda de tampão mucoso.
A perda do tampão mucoso pode ocorrer junto com o trabalho de parto ou anteceder o mesmo em mais de uma semana. Ela é considerada como sinal de que o trabalho de parto está próximo, embora o momento exato em que termina o período prodrômico e se inicia o trabalho de parto seja impossível de ser determinado.

Simone Nascimento, enfermeira obstetra

5 comentários:

  1. estou de 34 semanas e 6 dias faz um tempinho que estou tendo as tais contraçoes de braxton hicks e no dia no ultimo dia 17 apos o exame de toque mais ou menos uma ou duas horas depois senti uma colica forte fui ao banheiro e saiu uma espece de catarro bem groso com sangue isso indica que perde o tampao e que meu bebe esta para nascer

    ResponderExcluir
  2. Estou com 38semanas e 4cm de dilataçao e hoje perdi o tampao da bolsa devo procurar a maternidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. estou com 39 semanas e o tampão esta saindo aos poucos ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. estou com 32 semanas eo tapao mucoso esta saido ea a minha 4 cesaria ja o que devo fazer pois meu medico esta de ferias

    ResponderExcluir